Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Mindfulness: a nova Meditação combate o estresse, a ansiedade e a depressão e todos podem praticar

Técnica contribui para maior concentração na rotina diária, ajudando a mente a focar no aqui e agora

Parece que o relógio está trabalhando cada vez mais rápido, pois a maioria das pessoas se queixa que não tem tempo para nada. Dar conta de tantas tarefas não é fácil, sendo inevitável o desencadeamento da ansiedade, do estresse e da depressão.

Por isso, muitos têm aderido à nova meditação, o Mindfullness, técnica vinda de universidades dos Estados Unidos e da Europa, que auxilia na saúde e pode ser praticada em casa e até mesmo no trabalho.

 


O Mindfulness, também chamado de consciência ou atenção plena, é sucesso no Brasil, a meditação é feita através de exercícios de respiração e concentração, não exigindo posições específicas. Ajuda, principalmente, quem começa uma tarefa e não conclui, não sabe como aproveitar bem o dia, se sente cansado, se distrai facilmente, demora para dormir, entre outros problemas, já que é benéfico para a vida como um todo.

Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, expoente em Estética Médica e em Gestão de Idade, a prática da meditação contribui para acelerar a recuperação no pós-operatório e auxilia a digestão alimentar, além de manter a pessoa num estado de equilíbrio, que a impede de entrar em conflitos emocionais internos. “É importante que a respiração seja suave e profunda na hora da meditação”, afirma.

O objetivo do Mindfulness é estimular o cérebro a sentir as sensações e os movimentos do corpo em todas as situações. Alguns adeptos dessa prática gostam de meditar logo pela manhã, antes de começar as atividades, outros preferem à tarde ou à noite.

Para a médica, o Mindfulness é importante para que a pessoa esteja mais presente no que está fazendo, no aqui e agora, se concentre melhor, gerencie o tempo com mais qualidade, além de contribuir para a criatividade, já que a mente está num estado de relaxamento. A meditação ajuda a tornar a mente mais calma e concentrada, a obter o controle respiratório, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca.

A Dra. Edith Horibe diz que a meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. “Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente”, diz.

Os executivos igualmente perceberam que o ato de meditar melhora a dinâmica do ambiente profissional, bem como a vida de uma maneira geral, pois traz vários benefícios, como descanso físico, mental e emocional, aumento da concentração e maior auto-liderança.

A médica costuma utilizar a técnica da meditação básica para os clientes cirúrgicos e minimamente invasivos, ajudando no relaxamento para o paciente sentir-se bem e tranquilo durante o procedimento. “O Mindfulness ganhou força como sendo integrativo aos tratamentos de saúde convencionais”, ressalta.

O estado de mindfulness é quando a pessoa está totalmente presente, observando as suas sensações, sentimentos e pensamentos com a mente aberta e sem pré-julgamentos e a preferência é que a meditação seja individual e em silêncio. Remoer o passado ou ficar ansioso com o futuro pode atrapalhar o dia a dia e tirar o foco do presente, fazendo com que a pessoa fique menos funcional. Por isso, o mindfulness é fundamental para ser acrescido na rotina diária, para exercitar o cérebro a manter a atenção para o momento atual, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar, com mais disposição para enfrentar os desafios.



A Dra. Edith Horibe dá dicas de como meditar:



Existem vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois  acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental.  Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo. Aí, dá-se início à prática da meditação. “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente estabilizada está feliz o tempo todo”, explica.

O ideal é que a meditação seja feita diariamente, 20 minutos de manhã e à noite, pois contribui para o funcionamento dos órgãos internos, limpa o campo energético e melhora a saúde física, emocional e mental. A pressão e os batimentos cardíacos melhoram quando a pessoa entra em um estado de relaxamento. Realizada corretamente é útil para atrair pensamentos positivos e o autoconhecimento.

O mindfulness é ótimo para a pessoa melhor direcionar os seus objetivos e propósitos de vida. “A prática regular da meditação pode ser considerada como um remédio natural, para combater os males que prejudicam o corpo e a mente”, conta a Dra. Edith Horibe.

Lembrando também que os dias mais quentes do ano podem deixar saudades, mas as estações outono e inverno também têm o lado bom, são mais introspectivas, ideais para o recolhimento, para colocar as ideias em dia. Uma boa dica é ficar em silêncio e praticar a Meditação, a fim de se alcançar uma vida mais longa, saudável e feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário