Clinica Horibe

REALIZANDO SONHOS

A Horibe Clínica de Cirurgia Plástica, Estética Médica e Gestão da Prática do Antienvelhecimento, nasceu do sonho dos médicos, Dra. Edith Kawano Horibe e Dr. Kose Horibe. Sua missão é a promoção do bem-estar físico, emocional e espiritual, através de procedimentos apropriados para as suas necessidades, cientificamente comprovados.

A Clínica Horibe desenvolveu um trabalho pioneiro no Brasil, a Cirurgia Plástica por fora e por dentro. Conheça esse novo conceito e essa nova forma de realizar seus sonhos, buscando ao mesmo tempo o bem estar físico, equilíbrio e harmonia em seu interior.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Meditação e as Ondas Cerebrais


Meditação ajuda a prevenir o envelhecimento de forma positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora

Para os ocidentais, meditar significa refletir a respeito de alguma coisa, já para os orientais tem um outro significado, é entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo.

A Meditação, além de ser um hábito milenar, é cultivada em diversas religiões, e é comprovado cientificamente por inúmeras universidades que reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda, além de melhorar a oxigenação e a frequência cardíaca.
Os cientistas descobriram vários tipos de ondas cerebrais, que são emitidas em diferentes estados de consciência: Beta, Alfa, Teta e Delta. As frequências dessas ondas são medidas em ciclos por segundo ou Hz (Hertz).

Descobertas em 1920, podem ser medidas pelo EEG (Eletroencefalograma).

Meditar é estar no presente, aqui e agora, plenamente, mesmo quando se anda, come ou faz qualquer outra atividade. Os benefícios da meditação se iniciam pelo repouso corporal, muito superior ao do sono. Uma pessoa dormindo consome mais oxigênio do que quando medita. Os batimentos cardíacos se reduzem durante a meditação e aumentam no cérebro as ondas alfa e teta, que são associadas ao relaxamento profundo.

No livro Medicina e Meditação: Um Médico Ensina a Meditar (MG Editores), o Dr. Roberto Cardoso, médico e pesquisador da área de meditação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirma que o objetivo da meditação é apenas observar, sem tentar dominar, julgar, comparar ou analisar os pensamentos. "Qualquer que seja a técnica de meditação utilizada, trata-se apenas de um caminho para driblar a mente e atingir o estado meditativo", explica.

Segundo Roberto Cardoso, para se caracterizar como meditação, uma prática deve conter os seguintes elementos: uma técnica específica, relaxamento muscular durante o processo, o que indica o relaxamento físico e psíquico, o relaxamento da lógica, ou seja, o não envolvimento em sequências de pensamentos; ela deve ser auto induzida, e conter um artifício de auto-focalização, chamado de âncora. Isto irá diferenciar a meditação de outras técnicas, também efetivas, mas diversas da meditação, como técnicas respiratórias, de concentração, relaxamento, autohipnose, visualização, oração ou outras.

Estudos de mapeamento cerebral, de traçados de eletroencefalograma e perfil neuroendócrino mostram que estes requisitos são necessários para que se atinja o “estado meditativo”, que é um estado de consciência que difere do sono, hipnose ou uso de drogas.

Durante a meditação, as ondas cerebrais de baixa frequência (alfa, teta e delta), que estão relacionadas ao estado de relaxamento, tomam conta do cérebro. Em contrapartida, as ondas beta, de alta frequência - que são relacionadas ao estado de vigília ou atividade normal -, aparecem em menor quantidade. Com o cérebro tomado por ondas de baixa frequência, o organismo todo desacelera: diminuem a frequência cardíaca, a pressão arterial e o ritmo respiratório.

Pelo ritmo de vida estressante, os seres humanos se predispõem cada vez mais a problemas como: insegurança, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, tensão, dores generalizadas, angústia, depressão, tristeza, insônia etc. A prática regular da meditação é excelente remédio qua ajuda a prevenir e combater os males que afligem o corpo e a mente.

Segundo a Dra. Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da ABMAE - Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, expoente em Gestão Antienvelhecimento e em Estética Médica, “ A meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente”, diz.

A médica dá dicas de como meditar:

Existem vários métodos diferentes de meditação, mas o fundamental é a capacidade de acalmar a mente. Deve-se escolher um local silencioso. Depois,  acomodar-se em uma posição confortável, na qual seja possível permanecer por um bom tempo sem se mover. Pode-se sentar com as pernas em paralelo ou cruzadas ao estilo oriental. Após, deve-se fazer o relaxamento de todo o corpo. Aí, da-se início à prática da meditação. “Praticando a meditação, criamos espaço e clareza interiores que nos capacitam a controlar nossas mentes, quaisquer que sejam as circunstâncias externas. Uma mente equilibrada está feliz o tempo todo”, explica.

A Dra. Edith Horibe diz ainda que é fundamental manter o pensamento jovem, pois ajuda a trazer mais alegria, saúde, bem-estar e abundância para uma vida mais plena, sem jamais se considerar uma pessoa limitada e que a meditação contribui para esse processo.

Praticando a meditação, mesmo que por alguns instantes, há uma diminuição da intensidade das ondas cerebrais e os pensamentos diminuem, aquietando a mente. A pessoa se volta para dentro e desliza para níveis tranquilos.

Para a médica, além da meditação, o trabalho na prevenção e tratamento dos efeitos degenerativos do envelhecimento tem como interesse social ajudar a população aprender a buscar o que é bom para a saúde e saber auto aplicar esse conhecimento com sabedoria. “A prevenção é importante nos dias de hoje, para que o indivíduo possa retardar o processo de envelhecimento. Cada um de nós está sendo decifrado com o seu DNA e cabe a nós, dentro das nossas limitações, buscar uma melhor qualidade de vida”, relata.

A Dra. Edith Horibe e o Dr. Kose Horibe elaboraram o Programa Gestão de Idade e estruturaram a viabilidade da longevidade com saúde e produtividade em 6 pilares fundamentais: 1 - Bem-Estar mental e espiritual, através de técnicas e orientações da física quântica e meditação; 2 - Otimização hormonal - modulação com hormônios bioidênticos; 3 - Alimentação Antienvelhecimento com alimentos funcionais; 4 - Suplementação nutricional; 5 - Exercícios físicos regulares, e 6 - Tratamentos estéticos.

Os especialistas em Ciência Antienvelheicmento são autores do livro:“A Juventude Além do Tempo” - Os 6 Pilares da Saúde para deixar você mais jovem por mais tempo, da Editora Gente. A obra trata justamente como rejuvenescer por dentro e por fora com saúde e beleza. Para se alcançar a longevidade, a receita é simples: bom-humor, disposição, exercícios físicos e alimentação saudável, otimização hormonal e uso de suplementos alimentares. A meditação faz parte importante, aliviando a tensão emocional e reduzindo a ansiedade, o estresse, complementando com os tratamentos estéticos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário